Seu corpo gosta de rotina, então procure ter sempre o mesmo horário para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Lembre-se de deixar o quarto escuro antes de dormir e se expor à luminosidade assim que acordar - isso ajuda o ciclo circadiano!
A cafeína mascara a leitura correta da adenosina, substância que acumulamos ao longo do dia - e quanto maior sua quantidade, mais cansados ficamos. Com a cafeína, o cérebro não consegue entender o seu nível de cansaço, o que pode tornar o sono menos reparador.
Apesar do álcool causar sonolência, dormir por conta do seu consumo provoca um sono fracionado e de má qualidade. Quando bebemos pouco tempo antes de dormir, não entramos na fase profunda do sono, tornando-o menos reparador.
Muita gente vai para a cama e fica horas no celular ou vendo televisão. O seu cérebro precisa entender que a cama é lugar de dormir. Se no meio da noite você sentir que não está conseguindo dormir, levante, leia um livro... Mas nada de telas!
Já reparou que quando está muito quente, temos mais dificuldade para dormir? É que o nosso cérebro gosta de uma temperatura um pouco mais baixa para induzir o sono. Se você tiver a oportunidade de reduzir a temperatura do quarto antes de dormir, faça isso!