Esse conceito bastante atual faz referência a uma prática multidisciplinar, que visa a promoção e manutenção de hábitos saudáveis; e a consequente prevenção de doenças crônicas. A Medicina de Estilo de Vida gira em torno de 6 pilares:
Aprender a gerenciar a ansiedade e o estresse reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e mantém o cérebro saudável.
Rir mais, passar mais tempo ao ar livre, descansar e desconectar-se do mundo online são ótimas formas de se acalmar.
Exercícios podem prevenir uma série de doenças e até reverter casos de diabetes tipo II, hipertensão e depressão. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de exercícios leves ou moderados, 5x por semana.
Uma alimentação balanceada é fundamental para a manutenção da saúde. Aposte em alimentos in natura e preparações caseiras. Evite o consumo excessivo de gorduras, frituras, sal e açúcar. Mas tenha certeza de também comer o que te dá prazer. Equilíbrio é tudo!
Manter por perto pessoas de quem gostamos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, combater a depressão, além de nos estimular intelectualmente. O mesmo vale para os animais! Eles podem nos acalmar, aumentar nossa imunidade e nos tornar mais ativos.
Tente dormir de 7 a 8 horas por noite de forma consistente. Dormir 5 horas ou menos aumenta, por exemplo, o risco de doenças cardiovasculares. Uma dica para melhorar a qualidade do seu sono: evite equipamentos eletrônicos uma hora antes de dormir!
Parar de fumar é indispensável para a manutenção da saúde. Além de 80% dos cânceres de pulmão acontecerem em fumantes, o tabagismo também está associado a problemas no coração, enfraquecimento dos ossos, envelhecimento precoce da pele e tromboembolismo.