É um processo, causado principalmente pela má alimentação, que influencia no envelhecimento da pele, ocasionando rugas e flacidez. Sua pele está glicada? Veja quais são os principais responsáveis:
O excesso de açúcar prejudica a produção de colágeno e está envolvido em processos inflamatórios da pele, como a acne. Busque substituí-lo por mel ou açúcar demerara.
O pão francês, de forma e o croissant são ricos em farinha branca, um carboidrato de alto índice glicêmico. Seu excesso aumenta muito a produção de radicais livres. Aposte nas versões integrais e com grãos.
É rica em aditivos que tornam nossa pele mais vulnerável à radiação UV. Em receitas, o azeite pode ser uma boa troca. Para passar no pão, prefira o creme de gergelim (tahine).
É feita em alta temperatura e baixa umidade, o que aumenta a produção de radicais livres. O óleo também causa danos ao organismo. Além disso, as batatas fritas são servidas com muito sal, tornando a pele mais propensa às rugas. Prefira chips de batata doce assada.
Salsicha, bacon, linguiça... Ricos em sódio e gorduras saturadas, podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno, causando inflamação. Troque-as por ovos, frangos ou proteínas vegetais.
O álcool pode causar vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas. Uma dica é manter-se hidratado e fazer boas escolhas com moderação, como vinho tinto, que traz resveratrol, um poderoso anti-idade.
Esses sucos contam com sódio e açúcar em excesso, uma combinação perigosa para acentuar os danos de desidratação da pele e enfraquecimento do colágeno. Sempre que possível, prefira a fruta in natura.