A interação social reduz o estresse, combate a depressão, aumenta a estimulação intelectual e melhora nossa capacidade de focar. Além disso, pessoas com uma rica rede social experimentam uma taxa mais lenta de declínio da memória.
Socialize!
Exercícios são tão bons para o cérebro quanto para o corpo! A prática regular de atividade física diminui o risco de Alzheimer e protege a memória, além de melhorar o aprendizado, o humor e o raciocínio.
Exercite-se!
Uma boa noite de sono nos dá energia, melhora o humor e aguça nosso cérebro. Se você não dormir o suficiente, até mesmo tarefas simples exigirão mais do seu esforço mental. Tente dormir de 7 a 9 horas toda noite!
Durma bem!
Uma dieta rica em peixes, folhas verdes, especiarias e grãos ajuda a manter a saúde do cérebro e reduz o risco de Alzheimer. Evite 'beliscar' petiscos fora de horário e cuidado com os ultraprocessados.
Alimente-se bem!
Fuja da rotina! Quando você aprende uma nova habilidade ou assunto, seu cérebro cria novos caminhos entre as células. Teste uma nova receita ou aprenda a tocar violão. Quanto mais difícil, melhor para o seu cérebro!
Aprenda coisas novas!
Ouvir música ajuda você a se sentir mais alerta, melhora sua memória e seu humor. Isso acontece porque o cérebro tem que trabalhar para dar sentido a estrutura das notas que compõem uma canção.
música!
Ouça
Altos níveis de estresse podem causar problemas de aprendizado e memória com o tempo. Além disso, a liberação do hormônio cortisol torna difícil avaliar as situações com clareza. Busque investir mais tempo em atividades que te relaxam.
Cuidado com o estresse!
Problemas como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes estão ligados a um risco maior de demência e problemas cognitivos.