O que acontece é que, quando a pessoa recebe a orientação de cortar o glúten, acaba trocando alimentos que costumam ser industrializados e calóricos por outros naturais e mais saudáveis. Daí a perda de peso.
É uma proteína presente em diversos alimentos, como pão, cevada, aveia, trigo, entre outros. Então, por que só agora o glúten tem ganhado destaque nas dietas de emagrecimento?
Por estar presente em alimentos práticos e cotidianos, seu consumo tem aumentado nos últimos anos. Fora que muita gente, após ler que o glúten não faz bem e retirá-lo da alimentação, tem a sensação de estar melhor. Mas será que está mesmo?
Um estudo foi feito com pessoas que diziam ter intolerância à proteína e ela foi reintroduzida em sua dieta sem que soubessem. Nenhuma delas relatou algum tipo de problema de saúde durante o período.
Aí sim o glúten deve ser cortado completamente. Essa é uma doença autoimune gravíssima, que torna impossível a digestão da proteína. Algumas das complicações causadas pela doença celíaca são: perda de peso, anemia e diarreia.